Auditoria em Condomínio: as vantagens na prestação de contas

pessoa checando documentos para fazer uma auditoria em condomínio.

A maioria dos condomínios movimentam muito dinheiro, fazendo com que não raramente sejam vítimas de fraudes e outras questões por administradores que abusam de seus poderes, este é somente um dos motivos pelos quais a auditoria em condomínio é tão importante.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o papel da auditoria condominial na proteção dos condôminos e até mesmo do próprio síndico, além da sua importância na prestação de contas. Continue lendo e saiba como proteger o seu condomínio! 

O que é auditoria em condomínio?

A auditoria em condomínio avalia as ações da gestão, procurando evidenciar se os recursos estão sendo utilizados de maneira adequada, identificar potenciais irregularidades e tornar essas informações transparentes e públicas.

Essa auditagem deve ser realizada por profissionais sem ligação direta com a gestão e pode ser dividida em dois tipos:

  • Auditoria investigativa: visa obter provas de fraudes para condomínios onde já existe a desconfiança de ilegalidades;
  • Auditoria preventiva: aqui o síndico se adianta a possíveis problemas futuros, buscando identificar possíveis erros contábeis, realizar revisão de contas e diminuir gastos.

Qual a importância da auditoria condominial?

A importância da auditoria em condomínio dependerá principalmente do objetivo para o qual ela foi contratada, afinal de contas, prevenir é bem melhor que remediar.

De forma geral, ela serve para colocar a casa em ordem, especialmente no que diz respeito às contas condominiais. Isso porque, não é comum que o síndico também seja um profissional da contabilidade, sendo assim, é natural que precise de ajuda.

Não somente é importante garantir que todas as obrigações do condomínio estão sendo cumpridas, seja no recolhimento de impostos, pagamento de funcionários, emprego das melhores práticas em contratos de prestação de serviço. Por outro lado, quando há alguma fraude, o objetivo da auditoria é identificar e evidenciar essas irregularidades.

As vantagens da auditoria condominial na prestação de contas

Confira as principais vantagens de contar com uma auditoria em condomínio na prestação de contas.

Comprovar que não houve fraudes

Um dos principais interesses de todos os condôminos no fim de uma gestão sindical é ter a certeza de que este profissional atuou de forma ética e dentro das suas responsabilidades, afinal, práticas ilegais nesses ambientes são comuns.

Assim, quando o síndico contrata uma auditoria, ela tirará esta pulga da orelha de todos os que tenham dúvidas ou confirmar suas suspeitas. Uma vez que se tenha o relatório da auditoria, é possível tomar as ações necessárias.

Avaliar a gestão de forma objetiva

A auditoria condominial vai além da gestão financeira e serve como um verdadeiro termômetro para indicar a qualidade da gestão. Por serem imparciais, os relatórios providos pela empresa responsável por essa auditagem servem para demonstrar o que está sendo feito de errado e como melhorar.

No caso da prestação de contas, serve para mostrar aos condôminos se vale ou não a pena votar para a gestão continuar.

Acompanhar as contas do condomínio

É obrigação do síndico deixar todas as contas do condomínio em dia ao final da sua gestão, sem atrasos e nem desvios.

Sendo assim, o relatório da auditoria condominial serve também para garantir que esta responsabilidade foi cumprida e até mesmo oferecer recomendações para gerar uma folga no orçamento.

Continue lendo sobre gestão condominial no blog da Verdant Contábil e saiba como fazer um trabalho incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *