10 Dicas de como captar recursos no Terceiro Setor

10 Dicas De Como Captar Recursos No Terceiro Setor - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

Como captar recursos no terceiro setor: aprenda as melhores formas de fazê-lo e entenda o que é necessário.

Um dos maiores desafios das organizações não governamentais é conseguir recursos para continuar ou ampliar seus projetos. 

Diante da difícil situação financeira do país, tanto as pequenas instituições quanto as grandes vêm enfrentando dificuldades para arrecadar fundos.

Sendo assim, para apontar os melhores caminhos, preparamos uma lista com 10 dicas de captação de recursos para que a sua entidade consiga crescer e contribuir com a sociedade e o Terceiro Setor.

1. Planejamento

O primeiro passo para conseguir arrecadar dinheiro é estruturar um bom planejamento estratégico.

Alguns pontos são extremamente relevantes para que haja uma boa gestão:

  • Conhecer o valor necessário para a instituição funcionar durante um determinado período;
  • Se atentar às questões contábeis;
  • Construir uma estratégia de marketing e comunicação.

Estes são exemplos de ações essenciais. 

Cada detalhe deve ser pensado e discutido entre os gestores da entidade, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A partir da análise da situação é que dá-se início ao processo de planejamento para a captação de recursos.

2. Editais

Muitas empresas privadas – nacionais ou internacionais – estão sempre abrindo portas para financiar projetos que contribuam com a sociedade. 

Alguns editais são temáticos, selecionando projetos específicos. Dessa maneira, os temas variam de acordo com o objetivo da empresa responsável pelo financiamento, como por exemplo, direitos humanos, cultura, meio ambiente, música, sustentabilidade, entre outros. 

3. Eventos

Realizar um evento pode parecer mais um gasto do que captação, mas não é bem assim. Qualquer ação da sua instituição pode virar uma apresentação para quem é voluntário e para quem deseja ser. 

Um show musical, apresentação de dança, feira gastronômica e projetos que envolvam os assistidos da organização são sempre bem-vindos ao terceiro setor. Para arrecadar fundos, pode ser feita a venda de convites e até mesmo a criação de bazares.

4. Financiamento coletivo

As ferramentas de financiamento coletivo online, ou crowdfunding, têm ganhado cada vez mais força não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

Existem diversos sites para esse tipo de captação, como:

  • Kickante;
  • Kickstarter;
  • Indiegogo;
  • Impulso, e etc.

As taxas administrativas variam de um para o outro. Contudo, essa continua sendo uma das melhores opções para captar recursos. A plataforma kickante é a maior nessa categoria no Brasil.

5. Campanhas de doação

Para realizar uma boa campanha de doação, é necessário o planejamento de comunicação – aquele citado no primeiro tópico – para que se torne possível a utilização da estratégia. Ferramentas, como redes sociais, sites e vídeos institucionais demandam tempo e devem receber a devida atenção em se tratando de uma campanha. 

No mundo existem cerca de 1,5 bilhão de usuários do Facebook, sendo quase 100 milhões só no Brasil. 

Utilize a tecnologia a seu favor!

6. Notas fiscais

A doação através das notas fiscais é um processo simples e, depende unicamente da decisão do consumidor. Porém, esse serviço só está disponível para as Entidades cadastradas nos programas Nota Fiscal Paulista, Nota Carioca, Nota Paraná e outras.

7. Doadores individuais

Invista na busca por doadores individuais, dessa maneira sua Entidade não dependerá somente de auxílios do governo ou patrocínios de grandes organizações. 

Devem existir  relações de amizade entre o doador e a entidade, pois não adianta ele doar apenas uma vez e depois deixar de lado. Aqui nós relembramos a importância de uma estratégia de marketing, para que assim possa manter a relação com o doador e conseguir divulgar a causa.

8. Apoio de fundações e empresas

Muitas empresas privadas e fundações estão dispostas a investir em projetos sociais, não somente em editais, mas também como patrocinadores. 

Ao apresentar um projeto para um possível investidor, é necessário que este esteja bem escrito, bem planejado e que os gestores acreditem na causa que estão defendendo. A força argumentativa e o conhecimento do seu “produto” são essenciais.

9. Facilidade no processo de doação

Ferramentas práticas que demandem menos tempo de quem tem interesse em fazer uma doação atraem mais pessoas. 

Sites com botão de doação e aplicativos para celular, por exemplo, são formas simples de doar. Ofereça esse tipo de opção para as pessoas que querem contribuir com a sua Entidade.

10. Diálogo direto na rua

Às vezes parece chato ser abordado na rua por alguém que queira fazer uma pesquisa ou pedir doação. 

Visto isso, pode ser difícil abordar pessoas que estão na correria do dia a dia e, muitas vezes, passam reto por você. 

Contudo, esse método ainda possui eficácia. Para se ter uma ideia, pessoas que se tornam doadoras a partir do diálogo direto – também chamado de face-to-face – tendem a permanecer doando para a instituição por oito anos, em média, segundo o empreendedor social Michel Freller. Essa técnica é bastante usada por grandes instituições, como UNICEF e Greenpeace.

*Dica bônus: Seja transparente, preste contas

Um dos maiores motivos para muitas pessoas não doarem é a falta de confiança nas instituições. 

Para mostrar sua credibilidade, disponibilize planilhas e textos explicativos de prestação de contas em seu site, mostre ao doador onde o dinheiro dele está sendo aplicado. Isso faz total diferença para garantir a confiança e lealdade de quem fará uma doação.

Precisando de ajuda para captar recursos ou na prestação de contas?

Entre contato conosco.