Entenda de maneira fácil como elaborar uma folha de pagamento em poucos passos!
Organizar, gerir e gerenciar um condomínio é uma tarefa extremamente árdua. Afinal de contas, assim como você bem sabe, são diversas obrigações que recaem sobre essa atividade, além da obrigação de se manter alinhado às obrigações que o fisco impõe.
Sendo assim, para que seja possível manter o seu condomínio distante de problemas, tais quais as multas e sanções fiscais que podem até mesmo ocasionar o embargo ou gerar dívidas altíssimas, é de suma importância conhecer o que é impelido a você e ao seu empreendimento.
Por isso, hoje, resolvemos trazer até você, gestor, informações cruciais para que possa fazer a folha de pagamento do seu condomínio e manter-se bem distante de processos judiciais.
Para além disso, queremos que você entenda que as responsabilidades não precisam ficar todas “nas suas costas”, nós podemos e vamos te ajudar com tudo o que você precisar!
Quer descobrir como?
Então continue com a gente até o final do artigo!
Boa leitura!
Passo a passo para realizar uma folha de pagamento impecável!
Bom, não vamos nos prolongar na explicação do que é uma folha de pagamento, afinal, sabemos o quanto o seu tempo é precioso, e que precisa que esta consulta seja sem demora.
Então, explicamos e separamos etapas para que você consiga elaborar uma folha de pagamento impecável – e rapidinho!
1. Categoria do trabalhador
Primeiramente, para dar o primeiro grande passo em sua folha de pagamento, é necessário que se defina qual o cargo ocupado, ou seja, qual função a pessoa desempenha dentro do condomínio.
A partir daí, você precisa conferir a base salarial dessa profissão segundo as normas base do encargo específico.
2. Horas trabalhadas
Prosseguindo, é preciso averiguar as horas que cada um dos funcionários desempenhou no período em questão, assim, remunerando-o de acordo com o que foi cumprido mediante à informações contidas em ponto virtual ou físico.
Não se esqueça: observe dados como horas extras, faltas justificadas e não justificadas, descanso remunerado, férias…
3. Descontos de encargos sociais
Então, para garantir os benefícios de seus funcionários, é preciso que seja efetuado o pagamento ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), como a aposentadoria e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
4. Descontos de benefícios
Por fim, se você concede aos funcionários de seu condomínios benefícios como vale-transporte e vale-refeição, deve não apenas descontá-los, mas evidenciá-los na folha de pagamento, assim, sua consulta será possível.
Dica extra: separe os salários bruto e líquido
Uma dica dourada para você: demonstre os valores do salário bruto separadamente do salário líquido na folha de pagamento, assim, fica explícito quanto o funcionário do seu condomínio precisa averiguar e qual foi a quantia descontada e o porquê.
Muita papelada nas suas mãos?
Bom, mesmo com poucos passos, elaborar esse processo para cada indivíduo componente do quadro de funcionários de seu condomínio não é uma das suas atividades favoritas, com toda a certeza.
Então, para otimizar o seu tempo e sua gestão, é preciso ter uma contabilidade especialista em seu negócio para te abrir as portas das oportunidades: e esse é o trabalho da Verdant Gestão Contábil!
Entre em contato com a gente e potencialize suas chances de ter um futuro bem mais rentável!