Sendo uma técnica de controle patrimonial que se baseia no registro cronológico de fatos da contabilidade (como movimentações financeiras, transferência de titularidade e mais), a escrituração contábil funciona para manter um histórico claro de tudo o que ocorre dentro de uma organização e que deve manter-se documentado para aclarar qualquer questão levantada em juízo ou pelo Estado.
Hoje trazemos aqui uma explicação um pouco mais aprofundada a respeito da escrituração contábil e os benefícios associados a ela, além daqueles que dizem respeito ao cumprimento das exigências impostas pelo Fisco.
Qualquer dúvida que lhe reste ao fim da leitura, nos chame para uma conversa e adoraremos esclarecer suas questões.
A Escrituração Contábil e a sua empresa
Ao inserir a escrituração de todos os fatos contábeis na rotina de sua empresa, cada operação que gera alguma espécie de impacto no patrimônio deverá ser registrada. Recebimento de contas, empréstimos tomados, pagamento de qualquer quantia, investimentos, reposição de estoque – literalmente tudo deve ser documentado e salvo.
Como resultado, a empresa passa a contar com:
- Maior controle financeiro;
- Menor risco de passar por problemas de desvio de capital;
- Maior chance de identificar possíveis sangrias financeiras;
- Menor frequência de auditorias internas, graças ao acompanhamento diário das movimentações;
- Melhor gestão empresarial, baseando a estratégia de gestão num controle financeiro mais claro;
- Compliance fiscal;
- Melhores medidas de governança;
- Acesso a melhores linhas de crédito;
- Possibilidade de juntar os documentos de escrituração contábil em casos judiciais, já que esses constituem provas;
- Entre outros benefícios.
Na prática, são obrigadas a fazer a escrituração contábil todas as empresas no Brasil, com exceção das MEIs, que possuem uma dispensa especial.
Como fazer a escrituração contábil?
Envolvendo uma série de etapas, realizar a escrituração contábil pode precisar do foco diário de um ou até dois profissionais, a depender do tamanho da empresa e da quantidade de transações financeiras que são realizadas.
Com a ajuda de um bom sistema de gestão interna, os famosos ERPs, esse trabalho pode ser reduzido, assim como se pode garantir que erros humanos serão diminuídos nessa mesma escrituração contábil.
No entanto, ainda que se invista em todos esses pontos, o passo ideal é contratar uma empresa para oferecer assessoria no serviço de escrituração. Os motivos disso são vários, a começar pela economia, garantia de especialização, resultado entregue com eficiência e muito mais.
A Verdant Gestão Contábil está ao seu dispor
Agora que você já entende a importância de fazer a escrituração contábil, e também que esse serviço deve ser idealmente conduzido por especialistas na área, é o momento de entrar em contato com uma consultoria de qualidade, capaz de assumir as responsabilidades contábeis e financeiras de sua empresa, garantindo concordância com a legislação e maior eficiência interna.
O melhor dessa ferramenta que a sua empresa pode ter é a Verdant Gestão Contábil. Que tal conversar com um de nossos especialistas agora mesmo? Nossos profissionais estão esperando seu contato desde já, para podermos conversar e explicar melhor como nossos serviços são realizados.
Nos falamos em breve. Um grande abraço e até mais.