Como é o processo de Abertura de Empresas para Engenheiros?

Como é O Processo De Abertura De Empresas Para Engenheiros - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

Realizar a abertura de empresa para engenheiros garante a você muitas vantagens financeiras, legais e tributárias! Então, entenda melhor sobre esse processo, no artigo de hoje!

Você finalmente decidiu colocar em prática todo o conhecimento científico que adquiriu na área de edificações e decidiu iniciar assim, o processo de abertura de empresas para engenheiros? Parabéns… Este artigo foi escrito com muito carinho exatamente para você! Boa leitura…

Empreender como engenheiro é uma grande oportunidade de sucesso no cenário atual. É claro que existem várias áreas para se seguir e se especializar, cada uma com sua demanda e dificuldades específicas, contudo, em uma visão panorâmica, o ramo de engenharia em si possui boas projeções àqueles que pretendem empreender e, gradualmente, se estabelecer no mercado.

Os avanços da tecnologia, focados nas áreas da construção, da indústria, dos sistemas integrados, entre tantas outras, prometem aos engenheiros, posições de destaque na mente dos consumidores que desejam garantir melhores resultados em um futuro muito próximo.

Sendo assim, se você está pronto para fazer parte de uma mercado que não para de se desenvolver, não apenas como um prestador de serviços, mas como um criador de soluções, abrir uma empresa de engenharia é uma grande decisão! E nós, da Verdant, vamos te mostrar como!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

Documentação exigida no processo de Abertura de Empresas para Engenheiros

Registro do CREA

O primeiro passo para exercer a profissão de engenharia, seja como PJ ou PF, é realizar o registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – comprovando assim a total aptidão do profissional para execução de suas atividades com segurança e precisão.

Taxa do CREA

Contudo, embora você tenha terminado sua qualificação como engenheiro, a mesma só terá validade mediante o pagamento da taxa do CREA, que serve também como contribuição para o órgão. 

“Art. 67. Embora legalmente registrado, só será considerado no legítimo exercício da profissão e atividades de que trata a presente lei o profissional ou pessoa jurídica que esteja em dia com o pagamento da respectiva anuidade.” – Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.

O valor a ser pago é definido pelo CREA regional, para visualizar os valores da anuidade do CREA-RJ 2019, clique aqui.

Regularização para abertura de empresas para engenheiros

Registro na Receita Federal (CNPJ)

Estando apto para exercer a sua profissão, você também poderá optar pela regularização da sua atividade como pessoa jurídica, junto à Receita Federal, garantindo alíquotas de impostos muito menores do que as contribuições que são pagas por um engenheiro pessoa física, a depender de seu faturamento.

Formato Jurídico da Empresa de Engenharia

EIRELI

Como se trata de uma profissão de caráter liberal, o engenheiro não pode ser MEI. Contudo caso queira atuar contando com todos os benefícios de ser um Pessoa Jurídica, porém, sem sócios, ele pode optar pelo modelo EIRELI, entretanto precisará de um capital social de, no mínimo, 100 salário mínimos. Todavia, a grande vantagem é que existe a responsabilidade do sócio é limitada, isto quer dizer que há separação entre os bens pessoais e os bens empresariais, sendo este o único capital disponível para cobrir as eventuais dívidas do negócio.

EI

Outra opção para quem deseja começar a empreender sozinho é o formato EI – Empresa Individual – onde não necessita-se de capital mínimo para constituição da empresa, mas empresário responde por todas as responsabilidades da empresa de forma ilimitada, inclusive com seus bens pessoais.

Sociedade Limitada

A famosa Ltda precisa ter dois ou mais integrantes para ser constituída, porém possui algumas vantagens para todos os sócios, como a separação dos bens empresariais e pessoais (responsabilidade solidária é limitada aos bens da empresa), contudo a participação de cada um é definida pela integralização do capital investido na quantidade de quotas de cada um.

Tributação

Regime Tributário para Empresa de Engenharia

Por fim, tendo tudo o que é preciso no processo de abertura de empresas para engenheiros, basta agora escolher, tendo como base seu faturamento, região de atuação, número de funcionários e ramo de atividade, o melhor regime tributário:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Mas não se preocupe! Nós, da Verdant Contabilidade te ajudamos desde o primeiro passo no processo de abertura da sua empresa de engenharia!

Entre em contato conosco hoje mesmo e vamos dar entrada, hoje mesmo, no seu processo de abertura de empresas para engenheiros?

Estamos esperando por você!