Demonstrações contábeis – Como funcionam para o terceiro setor?

Entenda mais sobre como as demonstrações contábeis se aplicam para entidades sem fins lucrativos e assim, resolva esse dilema de uma vez por todas!

Saber o que está acontecendo ao nosso redor é algo que é inato a nossa condição como seres humanos. Desse modo, a ciência dos arredores de nossa existência sempre marcaram o diferencial em uma pessoa que decide por viver e uma que apenas se limita a sobreviver com o que suas mãos alcançam, e acabam não enxergando o potencial que pode ser atingido se as pernas forem usadas.

Desde o início das civilizações humanas, o conhecimento do que nos cerca é fundamental, não apenas para a sobrevivência, mas para ter cada vez mais uma qualidade de vida melhor. E, caso uma figura tão antiga te deixar sem relações com essa importância na atualidade, é notória a diferença de quem conhece os benefícios que as instituições e empresas ao seu redor do que uma que não demonstra interesse por conhecer mais.

Assim, ter conhecimento do funcionamento dos órgãos que nos cercam, ainda mais os que se utilizam de recursos populares, é imprescindível para cobrar o que eles se dispuseram a providenciar para a população. Isso não só se aplica às instituições públicas, muito pelo contrário.

Se você é o líder de uma entidade sem fim lucrativo, e quer que as pessoas tomem conhecimento de suas ações financeiras – e também ganhar reconhecimento pelas suas atitudes -, uma das vias a se trilhar é a realização de demonstrações contábeis. Hoje vamos mostrar como elas se aplicam a sua empresa!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

O que são as demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis têm o objetivo de demonstrar os registros de contabilidade e as transações do seu departamento financeiro de empreendimento de uma faixa de tempo, e são expressos por meio de documentos que devem ser exibidos e divulgados para o público.

Ou seja, são os documentos sobre as movimentações efetuadas dentro de um período de tempo, e sua existência deve ser compartilhada com a população.

Quais são as demonstrações contábeis para o terceiro setor?

As demonstrações contábeis que as entidades do terceiro setor devem declarar somam um total de cinco itens, sendo que, cada um possui sua funcionalidade, são:

  • Balanço Patrimonial: documento que oferece um panorama sobre as atividades realizadas, e seu objetivo é evidenciar o cenário das finanças e das posses da empresa, sendo que é  necessário o detalhamento de cada um deles;
  • Demonstração do Resultado do Exercício: ou simplesmente DRE. O objetivo deste documento é explanar qualquer ação que tenha uma relação com entrada ou saída de dinheiro em um período de tempo;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: ou simplesmente DMPL. É um documento destinado a demonstração da oscilação dos rendimentos da empresa – sendo eles positivos ou negativos –  e envolve uma análise das variações do patrimônio líquido;
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa: ou simplesmente DFC. É um documento que demonstra as entradas e saídas ocorridas no caixa da empresa, especificamente em dinheiro. Sua elaboração deve conter um conteúdo explicando quais foram as razões das entradas e saídas;
  • Notas Explicativas: são documentos que prestam esclarecimento sobre qualquer movimentação implícita, que não foi contemplada nos documentos anteriores. São obrigatórias por lei.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo! E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!