Documentos fiscais – Entenda qual é a importância para seu condomínio!

Entenda o que e quais são os documentos fiscais, assim como a importância que eles têm para o seu condomínio!

Fazer a correta gestão de um condomínio é uma tarefa extremamente árdua, uma vez que há um enorme número de obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas que devem, necessariamente, ser seguida para que seja possível manter o empreendimento distante de problemas, tais quais as multas e sanções fiscais.

Contudo, para que seja possível seguir à risca todas as obrigações que o fisco impõe, é de suma importância ter em mente a funcionalidade dos documentos fiscais, assim como entender sobre a necessidade de mantê-los alinhados e bem organizados. 

Dessa maneira, resolvemos escrever este artigo para que você, que faz a gestão de um condomínio, consiga manter o correto desempenho da gestão com foco nas obrigações fiscais. 

E então, vamos lá? 

Boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

O que são documentos fiscais?

Os documentos fiscais são aqueles que visam manter o processo de fiscalidade, que tem por foco principal o investimento aplicado nas necessidades dos cidadãos. 

Desta forma, é possível definir que os documentos fiscais têm a função de comprovação de compra ou venda para pessoas físicas ou jurídicas. 

Visto isso, é preciso esclarecer que os documentos fiscais são obrigatórios para todo e qualquer tipo de empreendimento que exercem atividades tributáveis, mesmo que isentas de impostos. 

Sendo assim, além dos documentos fiscais, existem, também aqueles não fiscais. Estes não são indicados pelo Governo e podem gerar multas e embargos fiscais que prejudicam o condomínio e podem gerar as mais diversas complicações. 

Quais são os principais tipos de documentos fiscais?

Os documentos fiscais são importantes em todas as fases do empreendimento, desde o processo de abertura até o funcionamento como um todo. Sendo assim, é de suma importância guardar todos os que foram emitidos e recebidos, uma vez que serão utilizados no momento de declaração do Imposto de Renda. 

Dessa maneira, os órgãos fiscais indicam que sejam guardados por, no mínimo, 5 anos a fim de fazer comprovações. Outra informação muito importante é que os cupons de prestação de serviços deverão ser guardados a partir da data de prestação da atividade em questão e o livro fiscal desde a sua data de encerramento.

Visto isso, vamos às informações sobre os principais documentos fiscais:

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – ou, como é comumente chamado, CNPJ – é o que garante a existência do seu condomínio. Ou seja, este documento funciona como o CPF para pessoas físicas, contudo, sem ele fica impossível fazer a emissão dos documentos fiscais, bem como efetuar compras. 

Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é um documento expedido pela prefeitura que tem por objetivo principal permitir o desempenho das funções de um empreendimento em determinado local.

Desta forma, este documento é de extrema importância, visto que sem este documento o condomínio comercial poderá ser embargado e interditado a qualquer momento.

Livros Contábeis e Fiscais 

As operações do empreendimento devem ser controladas através de livros. Em geral, utilizam-se livros diários e de controle de entrada e saída. 

A principal função destas ferramentas é ter toda a movimentação do empreendimento em mãos para fins de comprovação, inclusive as movimentações bancárias.

Notas Fiscais

Assim como os demais documentos, as notas fiscais têm fins de controle e comprovação fiscal. A emissão destes documentos é obrigatória para quase todas as pessoas físicas. 

Dessa maneira, como dito acima, é muito importante que todas sejam armazenadas de maneira correta durante, no mínimo 5 anos. 

E então, o que achou das informações? Foram úteis? 

Caso tenha dúvidas, basta deixar o seu comentário. Responderemos a todos o mais rápido possível.