ERP – Como funciona o sistema e como ele pode ajudar os prestadores de serviços

Você já ouviu falar de ERP? Do inglês,Enterprise Resource Planning, ERP nada mais é do que um software completo que integra informações de diversos setores da empresa. 

Em modo gerencial, é possível analisar e acompanhar informações das áreas de RH, Comercial, Finanças, Contabilidade, etc.

Se você é prestador de serviços e deseja otimizar o gerenciamento da sua empresa, considere adotar o uso de um ERP. A seguir, veja alguns benefícios propostos pela ferramenta.

Consulta padronizada

Você já se perdeu em meio a tantos relatórios, planilhas e demais documentos do seu negócio? Pois bem, quando não há a concentração de dados em um único local, a gestão não segue alinhada.

Com o uso do ERP, o prestador organiza todas as informações, desde dados de contato do cliente a folha de pagamento de colaboradores, em um mesmo local – e de forma padronizada.

Como os dados serão adicionados dentro do mesmo sistema, o procedimento para organização das informações é igual para todos – o que traz transparência, assertividade e eficácia ao processo.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

Relatórios detalhados

Gerir relatórios detalhados é outra vantagem do ERP. Considerando o fluxo de dados a partir de um determinado período, seja trimestral, semestral ou anual, por exemplo, os relatórios oferecem informações detalhadas sobre cada área da empresa.

Com estes relatórios à disposição, os prestadores podem definir novas estratégias, investimentos e outras mudanças no planejamento estratégico do negócio. 

Além disso, podem comparar o desempenho do ciclo vigente com os ciclos anteriores, o que também facilita no momento de definir novos rumos.

Relacionamento com o cliente

Como o sistema ERP concentra todas as informações relacionadas ao negócio, torna-se mais simples o acesso às informações. 

Quando o cliente faz contato com a empresa, por exemplo, é possível oferecer todas as informações que ele deseja naquele momento. O atendimento é mais efetivo e positivo.

Gestão de funcionários

Controlar manualmente o nível de produtividade dos colaboradores é uma tarefa complexa. Afinal, realizar comparações, gerenciar informações e criar gráficos não é uma maneira produtiva de gestão. Neste quesito, o uso de um sistema ERP também deve ser considerado.

Sendo possível emitir relatórios específicos para gerenciamento do time, o ERP também é um grande aliado na emissão de folha de pagamento – outra tarefa que toma tempo do gestor. 

Extraindo dados já existentes na plataforma, o sistema gera a folha de pagamento e automatiza o processo de pagamento. 

Contas a Pagar e Receber

Na área de finanças, possuir um ERP é quase que obrigatório. Visando reduzir consideravelmente as falhas humanas, o ERP permite o registro de todas as contas a pagar, bem como as que devem ser recebidas. Além de facilitar a gestão do fluxo de caixa, evita o risco de inadimplência.

No caso das contas a pagar, no que se refere a fornecedores, por exemplo,  automatizar o gerenciamento através do ERP propicia o cumprimento total do planejamento financeiro da empresa.

E então, você achou que o uso do ERP seria interessante apenas para grandes companhias? Saiba que não. As funcionalidades são amplamente úteis para negócios de qualquer nicho ou porte.

Você já usa um ERP? Conhece alguém que ainda não o utiliza? Compartilhe o conteúdo e auxilie outras pessoas!