Escrituração contábil – Como realizar a de seu condomínio?

Saiba mais sobre como realizar a escrituração contábil do seu condomínio e tenha todo o controle financeiro em suas mãos!

Fazer o gerenciamento de um condomínio, sem dúvida alguma, não é uma tarefa simples e nem poderia ser. Afinal de contas, são diversas obrigações que incidem diretamente sobre a atuação. 

Sendo assim, conhecer as necessidades administrativas e contábeis do condomínio se faz muito importante, visto que ignorá-las ou não conhecê-las bem pode ocasionar os mais diversos problemas, tais quais as multas e sanções fiscais. 

Dessa forma, resolvemos falar, hoje, sobre a escrituração contábil e como ela é de suma importância para deixar o seu empreendimento longe de dificuldades. 

E então, vamos lá? 

Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

O que é uma escrituração contábil?

Sua posição é de importância para o cenário financeiro de seu condomínio, afinal, é você que define qual o melhor método de usar o dinheiro arrecadado para a melhoria do local e uma harmônica relação entre a administração e seus condôminos.

De fato, todas essas tomadas de atitude devem ser previamente discutidas com os habitantes que contribuem para o condomínio, porém, quem realmente conhece a situação monetária é você, ou seja, suas ideias são as  que, na maioria das vezes, vão para frente

Assim, uma ferramenta potente para a sua gestão é a escrituração contábil, um registro que contém todas as ações administrativas associadas às transações financeiras realizadas pela empresa. Todavia, não deve ser feito de qualquer maneira: além de ter de possuir uma detalhada explicação do motivo de cada movimentação, deve-se documentar os dados de forma padronizada e cronológica, assim, garantindo que qualquer pessoa que precise consultá-lo ache todas as informações importantes sobre o assunto de maneira fácil e organizada.

Como realizar a escrituração contábil do meu condomínio?

A escrituração contábil é obrigatória para qualquer empreendimento que não se enquadre na descrição de empresas de pequeno porte, sendo assim, é necessário realizar esse documento de forma eficiente – e é aqui que nossa parte entra!

Vamos apontar quais são as partes de uma escrituração contábil que não pode faltar em sua documentação, para isso, confira os tópicos que elaboramos para te guiar nessa tarefa.

Livro Diário

Esse documento possui natureza obrigatória para o seu condomínio, assim, deve ser até mesmo autenticado. Nele são registradas toda e qualquer variação monetária – mesmo que tenha sido inesperada – que possa refletir em seu patrimônio futuramente, portanto, ele deve ser minuciosamente organizado por dia, mês e ano, dotado de organização em todas suas páginas (como possuir enumeração).

Livro Razão

Apesar de possuir caráter optativo, é de muito interesse para sua gestão. É uma documentação que deve ser realizada após o lançamento do Livro Diário, de forma individual, das contas que o condomínio já registrou e de forma cronológica, obedecendo os requisitos de lançar as contas.

Livros auxiliares

Por fim, nos livros auxiliares são anotadas outras movimentações contábeis de natureza social ou fiscal, contendo dados que venham a auxiliar no gerenciamento do seu empreendimento.

Caso você precise de ajuda para realizar essas documentações, conte com a gente! Podemos te ajudar com esse e diversos outros assuntos sobre a contabilidade! Entre em contato e saiba mais sobre o que você não pode perder para potencializar sua gestão e seus lucros!