Gestão Financeira – Como melhorar a gestão financeira para prestadores de serviços

Manter uma gestão financeira de excelência é um dos principais pilares para o sucesso empresarial.

No caso dos prestadores de serviço, por exemplo, a gestão deve ser ainda mais cautelosa, tendo em vista que a demanda de serviços pode ser instável – já que depende de diversos fatores.

Além de um bom planejamento, você deve ficar atento a outros indicadores. Para lhe auxiliar, preparamos um mini guia que irá clarear suas ações e manter o seu saldo positivo no final do mês.

Fique conosco e saiba como otimizar as finanças do seu negócio.

Não misture as finanças pessoais e profissionais

Gerenciar o patrimônio da empresa junto ao patrimônio pessoal é um dos grandes erros dos prestadores de serviço. Principalmente quando o negócio está nascendo, há uma ideia errônea de que não é necessário distinguir as finanças e investimentos. Mas, sim, é preciso.

O primeiro passo é criar duas contas bancárias distintas. Depois, o prestador de serviços deve atentar-se a separação das despesas, às retiradas mensais aos custos fixos e variáveis do negócio.

Tenha um planejamento estratégico

Não há empresa que cresça sem um bom planejamento estratégico. Definindo quais serão as metas e objetivos, seja a curto, médio ou longo prazo, o prestador pode acompanhar os indicativos de desempenho e, caso os objetivos não estejam sendo atingidos, seja possível executar alterações e ajustes com mais facilidade.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

Utilize sistemas de gestão para organização financeira

Se você gerencia os dados do seu negócio manualmente, talvez seja hora de investir na automação. Mesmo que você esteja caminhando em seus primeiros passos, há boas opções de sistemas para controle do fluxo de dados, caixa, estoque e outras informações pertinentes a rotina do negócio.

Conheça seus custos e defina seus preços assertivamente

Você sabe quanto custam os serviços prestados pela sua empresa? Tal informação é crucial para outro tópico importante: a formação de preços para o cliente final.

Para efetuar esta análise, você pode avaliar a folha de pagamento dos funcionários e descobrir o custo diário para mantê-los. Neste momento, você já saberá quanto do faturamento – ideal que seja 30% – você utilizará para quitação das obrigações.

Junto à folha de pagamento, entenda os custos que envolvem transporte, alimentação, energia elétrica, água, internet e todas as ferramentas necessárias para que o serviço seja realizado por completo.

Com todos estes dados em mãos fica mais simples definir um preço justo pelo seu serviço.

Evite desperdícios

Geralmente, empresas prestadoras de serviços dependem de determinados insumos para realizar suas atividades.

Como uma boa gestão financeira também está atrelada a gestão de materiais, vale apostar na conscientização de todos os colaboradores envolvidos no processo de execução.

Ter cautela ao utilizar os materiais, tanto insumos mais básicos quanto equipamentos valiosos, evita o gasto desnecessário com novas compras. A atitude proporciona o equilíbrio nas finanças.

Vale destacar que a gestão depende muito do nicho de atuação de cada prestador de serviços. Um restaurante, por exemplo, possui rotinas bem diferentes de uma lavanderia. Cabe uma análise mais profunda, utilizando como base as reflexões dispostas no artigo.

Se você está com dificuldades em melhorar a gestão financeira da sua prestadora de serviços, deixe sua dúvida nos comentários ou entre em contato conosco, para que possamos lhe auxiliar nesta reflexão!