Prestação de contas – É necessário no terceiro setor?

Entenda como se dá a prestação de contas para empresas sem fins lucrativos!

A confiança das pessoas é algo que se torna difícil de ser conquistado dia após dia. Desse modo, é recorrente nos encontrarmos em situações nas quais, mesmo que aparentemente reais, entretanto, nos recusamos a conceder nossa convicção – mesmo que seja para ajudar o próximo ou fazer o bem.

Quantas vezes não nos deparamos com alguma circunstância em que pensamos que não se estava sendo exposta a verdade, portanto, decide-se por não “colocar a mão no fogo” por alguém, ou mesmo prestar auxílio por desconfiar assim, que não seja algo verdadeiro, apenas para enganar e tirar algum proveito de si.

E assim, com esse contexto de suspeitas generalizadas, o conceito de transparência emerge como uma súplica de socorro, tanto para quem precisa dessa ajuda com legitimidade tanto para o público geral ter então, uma segurança maior em relação às instituições da sociedade. E algumas medidas podem ser tomadas para tal.

Um desses métodos para gerar maior confiança para a sociedade em referência a sua empresa do terceiro setor é a prestação de contas e, neste artigo, vamos discorrer a necessidade de realizá-la em seu negócio.

A prestação de contas no terceiro setor

O terceiro setor é voltado para a realização de auxílios a áreas da sociedade que necessitam de apoio devido à ineficácia ou a falta de suporte por parte do Governo. É uma modalidade que visa o bem da sociedade como um todo e presta ajuda aos que mais necessitam, realizando projetos e ações para o bem-estar e benefício da comunidade.

Com isso, ela depende de recursos, já que os serviços disponibilizados não objetivam lucros, seus meios provém de doações, que podem ser providas do Governo, de empresas privadas ou mesmo de cidadãos que simpatizam a causa e resolvem ajudar.

Para isso, o conceito de transparência se torna mais importante: pois a desconfiança impede que os meios da organização cheguem para a execução de qualquer atividade, assim, prejudicando aos que são beneficiados com o serviço oferecido e, consequentemente, os que mais carecem dele.

Com o objetivo de fazer uma boa prestação de contas, você pode começar fazendo um bom planejamento na hora de se organizar, para que, assim, tudo fique mais simples. E para otimizar os processos internos e garantir a execução dessa tarefa, trouxemos algumas dicas para você resolver esse problema sem dor de cabeça.

Confira Nossos Serviços 1 - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

Organize suas contas!

Para ter uma noção do real custo de suas atividades, as explane e veja o que realmente é necessário para a execução de cada parte do processo. Com isso, é possível também realizar as economias necessárias para a empresa e, se necessário, direcioná-las para outro setor que necessite de mais investimento.

Fique de olho no seu orçamento!

Com um levantamento dos custos, é necessário ter um igual para os orçamentos. Veja o quanto está sendo doado e recebido para uma melhor distribuição de recursos, viabilizando o que antes não era possível.

Você pode adotar outras práticas de organização para que a sua prestação de contas fique mais fácil e eficaz: use-as ao seu gosto e as que mais lhe forem cabíveis e executáveis.

Gostou do texto? Deixe seu comentário! E se restou alguma dúvida, entre em contato conosco!