Relatório contábil – Qual a importância para o terceiro setor?

Saiba mais sobre o que é um relatório contábil e como ele pode ser de suma importância para o êxito de sua organização do terceiro setor!

O terceiro setor não é para qualquer pessoa e, muito menos, para qualquer empreendedor. Ao contrário do que se pensa, as empresas que atuam nessa iniciativa têm responsabilidades tão rigorosas quanto qualquer outra, tendo compromissos não só com o Governo e seus impostos, mas para com a comunidade que presta auxílio.

Sendo assim, vê-se a necessidade de construir uma ponte entre as doações, os investimentos e o empreendimento, para que, assim, a sobrevivência dessas instituições se prolongue. Mas, como muitos aspectos da vida empreendedora, esse não se mostra mais fácil que os outros.

Então, com o objetivo de fortalecer e dar mais motivos para fazer, não só você, mas todos que são tocados pela sua atuação, enxergarem um futuro mais confiável para o terceiro setor, viemos apresentar a importância do relatório contábil para realizar esse objetivo!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

O que é um relatório contábil?

A contabilidade sempre foi fundamental para qualquer tipo de empreendimento e, de fato, sem ele, nada poderia crescer como se deseja, afinal, é com as habilidades contábeis auxiliando os processos de uma empresa que se tem a possibilidade de crescer.

Pois, imagine um negócio que não possui o domínio, no mínimo, sobre grande parte, da situação econômica que perpassa o gerenciamento que é incumbido ao líder e, não só afetando a gestão, mas também a prestação de impostos e taxações para os órgãos governamentais.

Então, com o intuito de estabelecer uma noção completa e detalhada de todas as movimentações que são atribuídas ao departamento que lida com as finanças, que o relatório contábil foi criado. Ele deve ser realizado com a regularidade que mais for conveniente para a empreendimento, seja ela mensal ou anualmente.

Portanto, nele são registrados informações que vão desde as despesas feitas nesse período contemplado até os impostos que foram – ou não – pagos pela empresa, assim, todos os dados importantes que passaram pelo setor contábil podem ser conferidos nesse documento.

Aliás, uma curiosidade sobre o armazenamento desse documento: ele pode ser feito tanto por via digital tanto por via física, ou seja, impressa. Essa escolha depende da sua disponibilidade e do que for de maior facilidade para você.

Qual a importância do relatório contábil para o terceiro setor?

Você deve estar imaginando como a aplicação de um relatório contábil pode ser relevante, além da obrigatoriedade da divulgação anual por lei, não é mesmo? Bom, de fato, é uma pergunta válida, e como nosso propósito é sanar suas dúvidas, vamos explicar qual a importância desse documento.

Afinal, todos sabemos que não vivemos em uma utopia, tanto no âmbito do lugar no qual habitamos tanto no que tange o relacionamento interpessoal entre os seres humanos. Infelizmente, suas boas ações podem chamar mais a atenção de pessoas desconfiadas do que uma mentira escrachada. 

Então, como a confiança deve ser renovada constantemente pelas instituições do terceiro setor, uma das vias para que isso seja concretizado é o relatório contábil. Dessa forma, há explicitamente um meio de confirmar quais são os reais gastos da empresa e para onde o dinheiro das doações e de investidores estão indo, assim, retirando o receio de conceder investimentos para a causa da organização.

Gostou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário abaixo e nos diga sua opinião sobre! E se ficou com alguma dúvida, não hesite em nos contatar!