Fale Conosco
  • phone
    (21) 3269-1684 \ (21) 3269-1628
  • location_on

    Av. Maria Teresa, 260 – bloco 03, sala 620 - Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ.

Deixe sua Mensagem

O que é o Terceiro Setor?

Possivelmente você já ouviu falar em terceiro setor, ONG, associação, fundação entre outros. Mas afinal, o que são essas organizações?

O Que É O Terceiro Setor 4 - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil - O que é o Terceiro Setor?
Constituído por entidades sem fins lucrativos, o termo é de origem americana, Third Sector,  muito utilizado nos Estados Unidos, sendo também utilizado no Brasil.

As entidades do Terceiro Setor realizam seus trabalhos em atividades situadas entre os setores estatais (Governo, primeiro setor) e o setor empresarial (conjunto de empresas, segundo setor).

As empresas são movidas pelo lucro, que é o combustível principal para a busca constante da eficiência e eficácia no ambiente das empresas. Grande parte delas possui modernos programas de participação dos diretores e demais colaboradores nos lucros anuais, que é a marca registrada do capitalismo, o que garante o comprometimento dos envolvidos nos negócios.

O principal papel do Estado,  por sua vez, é oferecer as garantias constitucionais para as pessoas jurídicas e pessoas físicas, de proteção da soberania nacional, ao mesmo tempo cuidar da elaboração, execução e fiscalização das normas legais para a arrecadação e aplicação dos tributos. Em síntese, a principal função do Estado é atender às necessidades da comunidade e dos interesses sociais da coletividade, procurando proporcionar o bem-estar da população, além da gestão das organizações estatais e regulamentação dos setores estratégicos da nação.

Nos países desenvolvidos e ricos, esse atendimento é satisfatório. Em países pobres ou em desenvolvimento, como regra geral, o Estado não tem condições de atender a todas as demandas sociais que surgem de todos os lados e a toda hora, seja no aspecto quantitativos ou qualitativos.

Daí que  para preencher essa lacuna deixada pelo poder público, surgiram as Entidades do Terceiro Setor. Enquanto o Estado (Primeiro Setor) devem utilizar os recursos públicos para a finalidade pública (saúde, educação, esporte, cultura, etc), as empresas ( Segundo Setor) utilizam os recursos particulares para finalidade particular (lucros dos sócios e investidores). Como o Estado não conseguem atender em sua totalidade a sua finalidade constitucional, surge aí a Entidades sem fins lucrativos ( Terceiro Setor) que são entidades privadas para exercer uma finalidade pública nas mais diversas áreas, como: saúde, religião,  assistência social, educação, cultura, esporte, etc.

Terceiro Setor - Contabilidade em Campo Grande - RJ | Verdant Gestão Contábil

Ainda que a entidade funcione sem fins lucrativos, é imprescindível ter uma Contabilidade especializada no Terceiro Setor, pois é fundamental para garantir estabilidade financeira para que seus projetos e negócios se desenvolvam sem problemas!

  • Quer abrir uma entidade do terceiro setor?
  • Precisa obter alguma documentação específica?
  • Quer registrar uma Igreja ou outra instituição e usufruir da imunidade tributária?

 

Entre em contato conosco, podemos te ajudar!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat