4 dicas para gestão financeira de condomínios

A Gestão Condominial consiste principalmente no gerenciamento de todos os aspectos da rotina do condomínio, desde a questão administrativa, social e por fim, financeira. Esse último pilar que é apoio essencial para garantir o pleno funcionamento do restante.

 

Por conta da importância da gestão financeira em condomínios, hoje nossa equipe aqui da Verdant traz algumas dicas a fim de melhor aplicá-la em sua rotina de administração.

 

A gestão financeira de condomínios

Garantir que condomínios estejam sempre no positivo é o desafio de qualquer pessoa em cargo de gestão condominial, síndicos ou outros profissionais. Algumas dicas que ajudam nesse desafio são:

 

  • Planejamento de ações: Um bom planejamento conta com metas de curto, médio e longo prazo. Esse planejamento também consegue garantir uma maior possibilidade de sucesso, já que há uma chance de conversar com condôminos, ajustar pagamento de taxas e realizar outros passos estratégicos para que o plano se torne realidade com o mínimo de intercorrências. O planejamento de ações também garante mais tempo para organização interna, negociação com fornecedores e aproveitamento de oportunidades;
  • Criação de fundo de reserva: Quer seja para proteger-se de possíveis faltas de pagamento, ou mesmo para cumprir com projetos mais robustos no futuro, investir em decorações para datas comemorativas ou um reparo de surpresa – a criação de um fundo de reserva para condomínios funciona da mesma maneira que um capital de giro empresarial ou uma caderneta de poupança de pessoa física;
  • Manutenção da documentação: Um bom controle documental garante não somente uma melhor gestão financeira, como também maior transparência perante os condôminos. Quer seja a manutenção física ou digitalização dos documentos, é por meio desse simples passo que se pode ter um maior controle do histórico financeiro do condomínio, assim como, redução de erros;
  • Procura por auxílio profissional: Por fim, não podemos jamais menosprezar a importância do auxílio profissional especializado. Dessa maneira, é possível ter maior tranquilidade e foco na gestão de outros elementos de administração, na certeza de que o controle financeiro se encontra em boas mãos.

 

Com o uso dessas 4 dicas, temos certeza de que seu condomínio irá se beneficiar de uma série de vantagens, a exemplo de uma maior estabilidade, fornecimento de melhores serviços e assim por diante.

 

Você já estudou sua gestão financeira?

 

Algo que pode ser realizado agora mesmo, é revisar sua gestão financeira da forma que se encontra. Será que existem desperdícios na estrutura criada atualmente? Se sim, é essencial fazer a remodelagem de sua gestão, a fim de diminuir um excesso de desperdício do dinheiro dos condôminos, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Como em nossa última dica, recomendamos o auxílio de um profissional em contabilidade, este que poderá estudar com maior profundidade a sua gestão financeira do condomínio, encontrando o melhor modelo possível para a operação.

 

A Verdant pode te ajudar!

 

Reconhece a importância de uma boa gestão financeira e da assessoria contábil? Converse com um de nossos especialistas aqui da Verdant agora mesmo e tenha acesso ao conhecimento de profissionais com anos de experiências na área contábil.

 

Entre em contato conosco!