Qual a importância de uma gestão condominial de qualidade?

Ao fazer a gestão condominial, a pessoa à frente do gerenciamento passa a organizar diversos pontos da vida dos residentes e dos profissionais que trabalham ali. Estamos falando do gerenciamento das relações com fornecedores, obras de manutenção, mediação de conflitos, garantia de segurança, pagamento das contas em dia e muito mais.

 

Tal qual em um conjunto comercial, a gestão condominial precisa estar consciente de diversas partes móveis para assim reduzir os riscos de problemas. No presente artigo vamos procurar explorar a importância de uma gestão condominial de qualidade.

 

O que faz uma gestão condominial ter qualidade?

A boa gestão condominial precisa considerar:

  • O bem-estar dos moradores: A garantia do bem-estar e da segurança dos moradores é algo indispensável e deve estar na lista de prioridades dos gestores condominiais. A base deve ser sempre o regimento interno, e nele deve haver a descrição de mecanismos pelos quais a segurança e a harmonia se mantêm no condomínio;
  • A correta resolução de conflitos: Outro dos papéis da gestão condominial é a boa resolução de conflitos, tanto internos quanto externos. Bons gestores garantem que haverá um bom andamento e resolução de atritos, se colocando na posição de conciliação e tratando toda a questão de forma profissional, transparente e imparcial;
  • A garantia de organização financeira: A gestão financeira de um condomínio pode ser bem complexa, uma vez que a taxa de inadimplência pode influenciar bastante, atrapalhando a elaboração e previsibilidade orçamentária de um ano. Desse modo, além de realizar uma boa organização financeira, garantindo o correto pagamento de fornecedores e planejamento de obras, é necessário fiscalizar o pagamento de todas as taxas e documentar contas pagas e notas fiscais de serviços prestados;
  • Boa condução de obras: Obras costumam ser grandes empecilhos para o dia a dia dos condôminos, e cabe à gestão condominial garantir uma redução desses empecilhos ao máximo. Ainda sobre as obras, elas precisam passar por um processo de autorização e fiscalização. Isso vale tanto para obras nas áreas comuns quanto das unidades particulares;
  • Atenção às instabilidades: Por fim, é importante que o gestor esteja sempre de olho nas necessidades dos moradores, nas questões que podem surgir de um dia para o outro, e se adaptar às demandas. Um bom exemplo recente, foi a pandemia, que exigiu de gestores uma ação rápida na criação de novos regulamentos e comportamentos aceitáveis nas áreas compartilhadas.

 

São diversas atribuições, correto? E é exatamente por isso que percebemos a importância de uma gestão condominial de qualidade. Tocando em pilares que vão desde o administrativo, de infraestrutura e financeiro, o profissional à frente da gestão certamente pode se beneficiar de um auxílio, e é para isso que empresas como a Verdant oferecem o serviço de Gestão Contábil para condomínios.

 

Conte com a Expertise da Verdant Contábil

Com a Verdant você tem ao lado de seu condomínio, profissionais especializados no dia a dia e na rotina fiscal de condomínios. A contabilidade para condomínios é uma boa ajuda para a gestão condominial, principalmente quando os síndicos não têm especialização no controle financeiro de empreendimentos residenciais.

 

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Converse com um de nossos profissionais para auxiliar nas finanças de seu condomínio.