EFD-Reinf: Você sabe o que é?

EFD-Reinf é uma sigla que significa Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Bem longa a terminologia, certo? Mas a explicação do que é essa escrituração é bem breve: ela é um dos módulos do SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital.

 

O objetivo do EFD Reinf é realizar a escrituração dos rendimentos pagos e as retenções do imposto de renda. Após o início da obrigatoriedade do EFD-Reinf, abre-se espaço para a substituição de informações solicitadas em outras obrigações acessórias. Prossiga com a leitura desse artigo e entenda mais sobre essa escrituração. Qualquer dúvida que reste ao fim do texto poderá ser sanada por um de nossos profissionais, ok? Não hesite em entrar em contato.

O que consta no EFD-Reinf?

O EFD Reinf, faz parte de um amplo processo de digitalização e desburocratização do nosso sistema público e tributário. O EFD-Reinf é modularizado, contemplando diversas ocasiões e possibilidades. Dentre as informações presentes e prestadas por meio do EFD-Reinf, algumas se destacam, como:

  • Dados associados aos serviços prestados e tomados mediante cessão de mão de obra ou empreitada. Esses dados, focados na retenção de contribuição social previdenciária, com atenção à Lei 9711/98;
  • Aqueles referentes às retenções feitas na fonte, incidentes sobre pagamentos diversos efetuados tanto a pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Algumas retenções que podemos comentar seriam o IR, CSLL, PIS/PASEP e COFINS;
  • Informações sobre os recursos que são recebidos por, ou repassados para uma associação desportiva que mantenha equipe de futebol profissional. Ainda sobre entidades promotoras de evento desportivo, o EFD-Reinf ainda fala sobre a contribuição social previdenciária de tais instituições.

Essas são três aplicações específicas que já existem na atualidade, mas a escrituração que comentamos nesse texto também é capaz de falar sobre contribuições previdenciárias substituídas pelas agroindústrias e demais produtores rurais dotados de pessoa jurídica, dados sobre empresas sujeitas à Lei 12.546/2011, e assim por diante.

Eventos do EFD-Reinf e Lotes:

O EFD-Reinf funciona de uma maneira excepcional, quando comparado a outros documentos. São 11 eventos cobertos por essa escrituração, e alguns deles devem ser enviados sempre individualmente, quando outros, podem ter seus envios em lote.

Se você deseja entender um pouco melhor a respeito desses pormenores, vamos linkar aqui, o site do Governo, onde a Receita Federal explica melhor algumas terminologias específicas do EFD-Reinf.

 

Caso você tenha alguma dúvida sobre essa escrituração e deseja que um profissional te ajude, ou até ajude a sua empresa com este serviço, nós da Verdant podemos te dar todo o suporte que necessita.

A Verdant ao seu lado em todos os eventos

A Verdant Gestão Contábil é uma empresa capaz de cumprir todos Eventos do EFD, assim como oferecer uma série de serviços, a exemplo da Contabilidade focada no Terceiro Setor, Condomínios, Prestadores de Serviços e muitas outras empresas que necessitam de atenção especial a fim de cumprir com suas obrigações principais e acessórias.

 

Garanta quem mais entende de contabilidade ao seu lado, tenha a Verdant como sua contabilidade. Entre em contato conosco