SPED fiscal: o que é, como funciona e para que serve?

Talvez você já tenha entrado em contato com o termo SPED Fiscal e hoje nós da Verdant pretendemos aclarar melhor o que ele significa, como funciona seu sistema e para que serve.

Para começar, vamos deixar claro que SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital, que tem uma série de objetivos integrativos e uniformizantes, mas que conversa principalmente com a praticidade do uso da escrituração.

Conheça mais detalhes no decorrer desse artigo, e qualquer dúvida que reste ao fim da leitura, basta entrar em contato conosco.

 

O Sistema de Escrituração digital da Receita Federal (SPED Fiscal)

Sendo um processo de escrituração digital próprio da Receita Federal e sendo conhecido também como EFD (Escrituração Fiscal Digital), ele funciona digitalizando todas as informações de interesse do fisco e seus contribuintes. É através do SPED que as informações de ICMS e IPI se concentram num polo.

Aqui, podemos perceber benefícios centrais como:

  • Promoção da integração dos fiscos: um dos pontos positivos do digital é a facilidade de integração. Esse certamente é um dos grandes diferenciais do SPED Fiscal, que por meio da padronização e compartilhamento de informações contábeis e fiscais, consegue integrar o Fisco numa grande rede de atenção ao contribuinte;
  • Racionalizar e uniformizar obrigações acessórias: por meio da padronização das informações e da centralização de dados, muito pode ser alcançado, principalmente a coleta dos dados por diferentes órgãos fiscalizadores e o uso apropriado pelos mesmos;
  • Tornar mais prática e célere a identificação de ilícitos: por fim, o SPED permite que o Fisco tenha um controle mais próximo das movimentações realizadas pelos contribuintes, garantindo que os pagamentos realizados sejam documentados com maior precisão, e aqueles faltantes sejam identificados com maior eficiência.

O SPED, ao fim, tem por objetivo trazer benefícios tanto para o Governo, através de um controle mais próximo, quanto para as pessoas, que conseguem se livrar de toda a densa documentação que guiava a gestão fiscal de empresas.

Com o SPED Fiscal a contabilidade é simplificada e se torna mais fácil lidar com as obrigações principais e acessórias da fiscalização. Além disso, para as empresas, o software é capaz de gerar os arquivos digitais necessários para as entregas ao Fisco de maneira automatizada e totalmente descomplicada. É uma boa maneira de conseguir entregar essas obrigações sem maiores prejuízos.

 

Você já usa o sistema SPED Fiscal?

O SPED Fiscal tem a função de lhe ajudar a adimplir com diversas obrigações acessórias, essas que, caso não sejam entregues, poderão estar sujeitas a multas. Caso tenha o interesse de saber mais a respeito do SPED, ou mesmo outros mecanismos que podem lhe ajudar a manter-se adimplente, converse com um de nossos especialistas aqui na Verdant.

Temos uma vasta bagagem de experiência e certamente poderemos te ajudar nesse processo. Esperamos seu contato desde já para que possamos conversar e debater melhor como criar uma parceira.

Um grande abraço e nos falamos em breve. Até mais.