Passo a passo para montar um plano de negócios

Montar um plano de negócios é um passo chave para quem pretende abrir uma empresa de sucesso.

Você sabia que aproximadamente 60% das empresas encerram suas atividades em até 5 anos? Um fato que chama atenção quando analisamos esse indicador é que boa parte delas, não tinha um plano de negócios definido.

Não permita que a sua empresa entre para esse tipo de estatística, confira nesse conteúdo, como montar um plano de negócios para a sua empresa.

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento que serve como um norte para abertura e gestão de empresas, listando seus objetivos e o que é preciso fazer para alcançá-los.

Dentre as informações que não podem faltar em um bom plano de negócios, podemos destacar:

  • Objetivos e missão da empresa;
  • Planejamento financeiro;
  • Estudo de mercado e concorrentes;
  • Definição do público-alvo;
  • Estudo de fornecedores;
  • Definição de metas;
  • Atividades a serem desenvolvidas;
  • Planejamento de marketing;
  • Estrutura e mão de obra necessária.

Ao montar um plano de negócios, o empreendedor consegue organizar melhor as suas ideias e tomar decisões assertivas para aumentar as chances de sucesso dos seus negócios.

Como montar um plano de negócios?

Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, é hora de conferir um passo a passo para montar o da sua empresa.

Existem diversos métodos para elaboração de um plano de negócios, um dos mais conhecidos é o Business Canvas, um modelo criado pelo escritor, pesquisador e empreendedor suíço Alexander Osterwalder.

Confira o passo a passo para montar o seu plano de negócios a partir desse método:

1.Parcerias Chave: Defina quem são os fornecedores e parceiros mais importantes para a sua empresa.

2.Atividades Chave: Defina quais são as atividades essenciais a serem desenvolvidas para o funcionamento da sua empresa.

3.Recursos Chave: Liste os recursos essenciais para o funcionamento da sua empresa, como a locação de um ponto físico, aquisição de computadores, mobília, dentre outros itens.

4.Proposta de Valor: Defina uma oferta de valor, saiba o que os seus produtos e serviços podem oferecer para atender as necessidades dos clientes.

5.Relacionamento com Clientes: Defina estratégias de marketing e relacionamento para evitar que seus clientes escolham os concorrentes.

6.Segmento de Clientes: Defina o segmento de clientes que a sua empresa deve atender.

7.Canais de Distribuição: Defina quais serão os seus canais de venda e distribuição dos produtos e serviços; Ex: Loja física e e-commerce.

8.Estrutura de Custos: Monte toda a estrutura de custos para abrir e manter os negócios em funcionamento.

9.Fluxo de Receita: Defina quais serão as fontes de receitas da sua empresa.

Após responder todos os itens do Business Canvas, você terá em mãos as informações mais importantes para estruturar o seu negócio.

Por fim, agora que você já sabe como montar um plano de negócios, conte com o apoio da Verdant Gestão Contábil e regularize a sua empresa! Entre em contato conosco!