Prestação de contas condomínio residencial: como ajustar?

Prestação de contas condomínio residencial: como ajustar?

Na administração de um condomínio residencial, a gestão condominial é uma das principais preocupações das pessoas encarregadas . Dentre os elementos dessa gestão condominial, há a prestação de contas. Entenda melhor como ajudar isso em concordância com a lei e com os direitos dos condôminos no presente artigo.

Se ao fim da leitura lhe restarem dúvidas, entre em contato com a equipe Verdant por meio dos canais de comunicação disponibilizados no site.

A importância da prestação de contas no condomínio residencial

Complexo como qualquer processo que envolve a gestão de pessoas, o cargo de sindicância de condomínios residenciais encontra-se com uma série de obstáculos importantes. Existem algumas formas de ultrapassar grande parte deles, bastando para isso investir numa melhor organização interna e em transparência.

Com o avanço da tecnologia, a transparência tem sido uma preocupação cada vez maior da população. Com maior acesso à informação, o que antes era uma conveniência, hoje se torna algo essencial de qualquer serviço oferecido. Por isso, seja em condomínios residenciais ou qualquer outro agrupamento de pessoas, transparência e prestação de contas são pontos importantes.

A exigência de transparência em Condomínio Residencial

Exemplos de cobranças feitas por parte de condôminos são:

  • Contas bancárias coletivas, que reúnem o dinheiro de todos os condôminos ou de diferentes condomínios;
  • Taxas extras e fundamentos para o orçamento feito para dadas obras ou benfeitorias realizadas no espaço;
  • Acesso a extratos bancários;
  • Relatórios com relação ao acúmulo de fundos e investimento de tais quantias;
  • Taxa de endividamento;
  • Entre outros.

A cobrança pela transparência vem aumentando, na mesma proporção que as ferramentas de gestão condominial têm aumentado. Os softwares de administradoras digitais tornaram o trabalho de prestação de contas mais eficiente, automatizando tarefas burocráticas e garantindo maior satisfação por meio dos condôminos.

É importante citar aqui que essas automações são atravessadas pela adoção de uma série de outros elementos de “virtualização” da gestão do condomínio. Para fazer a transição de um método de gestão analógico para um mais virtual, é importante ter ao seu lado uma assessoria especializada.

Os benefícios da adoção de novas tecnologias

A adoção de tecnologias para a gestão condominial pode afetar uma série de outros fatores, além da transparência para com residentes, como por exemplo, a gestão financeira e contábil, centralizando em um só ponto os documentos que dizem respeito a taxas, impostos, recolhimento de multas e assim por diante.

Para que o processo seja organizado e inteligente uma assessoria como a da Verdant é essencial, uma empresa com de experiência na área de consultoria de condomínios.

Converse com a Verdant e entenda mais sobre os serviços

A Verdant é uma empresa que oferece contabilidade digital e consultiva para auxiliar negócios dos mais diversos recortes, inclusive condomínios. Converse com a equipe Verdant por um dos canais disponibilizados neste link e entenda melhor os benefícios que seu condomínio pode passar a gozar desde já.
Não deixe de conferir os conteúdos do blog da empresa a fim de entender um pouco mais sobre as especialidades Verdant.