Como se preparar para o SST na empresa?

SST é uma sigla para Saúde e Segurança do Trabalho. Quando se fala em preparar para o SST, refere-se aqui da necessidade de enviar os documentos que comprovam a concordância da empresa para com a lei trabalhista que rege a saúde e segurança do trabalho.

Reduzindo acidentes e doenças ocupacionais, o responsável por regulamentar o SST é o Ministério do Trabalho, e hoje vamos explicar melhor como se adequar a ele para que seja possível informar de maneira correta e sob o manto da lei. Confira nosso artigo.

Como se preparar para o SST

Existem algumas frentes importantes a serem endereçadas quando se fala no SST para o eSocial. A preparação da documentação começa com:

  1. Um bom controle dos exames médicos: É crítico ao negócio ter uma boa documentação dos exames médicos ocupacionais, tanto em novas admissões quanto exames de rotina;
  2. Atualização de programas e Laudos: A maior parte dos dados a serem prestados no eSocial são retirados de laudos como o Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade, por exemplo. Investir atenção na atualização de tais elementos é essencial para se preparar para o SST;
  3. Administrar bem EPCs e EPIs: Além do controle de exames médicos, é importante ter um controle da documentação e dos registros relacionados aos Equipamentos de Proteção Coletiva e os Equipamentos de Proteção Individual, sendo essa uma das tarefas mais difíceis do SST, dada a baixa taxa de adesão em alguns contextos;
  4. Sistema informatizado: Talvez não haja mais tempo para informatizar e digitalizar seus documentos e relatórios para o SST deste ano, no entanto, vale deixar aqui o lembrete da importância desse passo. Por meio da digitalização e virtualização dos elementos burocráticos, é possível ter maior controle dos mesmos, oferecendo maior segurança jurídica;
  5. Assessoria especializada: Por fim, não podemos deixar de citar a importância de uma assessoria especializada. Por meio de melhores direcionamentos acerca das obrigações de sua empresa, é possível evitar deslizes, quer seja com relação a prazos para oferecimento da documentação, forma da entrega e assim por diante. 

Preparar para o SST é algo muito mais vasto que parece. É necessário envolver diversos setores, como o de contabilidade, medicina do trabalho, segurança do trabalho, TI, gerência, RH e mais. Por conta de todas essas partes móveis, contar com uma pessoa dotada de experiência e saber-fazer, pode livrar-lhe de diversas dores de cabeça.

Que tal conversar com nosso pessoal aqui da Verdant e saber mais sobre como podemos te ajudar?

Chame uma de nossas especialistas Verdant agora mesmo

Que tal enviar um correio eletrônico ou mesmo uma mensagem em nosso site? Nossa equipe está desde já esperando sua mensagem, ávida para compartilhar um pouco mais de nossa experiência e lhe oferecer explicações sobre como podemos te ajudar quando o assunto é a preparação para o SST.

Não deixe de conferir nosso blog para dar um aolhada em mais artigos como este aqui, cheios de dicas e informações essenciais para a melhor gestão de seu negócio. Um grande abraço e até mais.