Imposto de renda 2022: quais os documentos necessários?

O Imposto de Renda recolhe milhões de reais em fundos anualmente. Para o ano de 2022, que coleta o imposto devido da renda de 2021, a Receita Federal espera receber cerca de 34 milhões de reais até o fim do prazo. 

Este ano, algumas novidades começam a valer, sendo uma delas a possibilidade de pagar o imposto via PIX, além de receber a restituição da mesma forma.

Há ainda a ampliação da funcionalidade da declaração pré-preenchida, não apenas pelo portal e-Cac, como se dava até o ano de 2021.

Para te ajudar no processo de declaração do IR, vamos comentar abaixo os documentos necessários para esse processo, confira:

Documentos do IR 2022

Se você já fez a declaração do Imposto anteriormente, pode usar uma cópia do arquivo para agilizar o preenchimento da relação de bens, fazendo a devida atualização daquilo que foi alterado em questão de titularidade. Caso seja sua primeira declaração do Imposto de Renda, alguns dos documentos necessários seriam:

  • CPF dos dependentes: Se você tem dependentes, deverá declarar o CPF de todos eles, desde as crianças a um possível cônjuge. Se algum dos dependentes não tiver CPF, basta solicitar diretamente numa agência bancária Caixa ou do Banco do Brasil, ou mesmo nos Correios;
  • Extrato do INSS: Aposentados poderão acessar o extrato do INSS no Portal Meu INSS ou retirar o extrato diretamente nas agências do INSS. Vale lembrar aqui a necessidade de agendamento prévio pela internet;
  • Recibos de despesas médicas, dentistas e com educação: No momento de separação de todos os recibos de gastos tidos no decorrer do ano, lembre que a Receita Federal realiza a dedução de despesas com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico, além de gastos com saúde, internações, planos de saúde e etc. Os recibos deverão discriminar nome, endereço, serviço prestado e todos os demais detalhes;
  • Informe de investimentos em bancos ou corretora: Esses dados especificamente podem ser solicitados diretamente aos seus gerentes, ou mesmo pela plataforma virtual;
  • Documentos de compra e venda: Recorda-se que comentamos sobre o uso dos dados anteriores a respeito dos seus bens? Não se esqueça de elencar qualquer venda ou compra que tenha ocorrido, somando a esses documentos qualquer informação a respeito de empréstimos, heranças, consórcios ou doações.

Esse ano uma grande pergunta tem afligido os declarantes: é necessário declarar o Auxílio Emergencial que foi recebido em 2021? Na prática, só vai precisar declarar o recebimento desse benefício se você obteve rendimentos acima de R$ 28.559,70. A Receita Federal destacou em aviso recente que o auxílio emergencial é uma receita tributável.

Tem dúvidas a respeito da declaração do IR 2022?

Se você tem dúvidas a respeito da declaração do Imposto de Renda do presente ano, converse conosco aqui da Verdant e entenda melhor como podemos te ajudar. Esperamos seu contato desde já, ok?

Não deixe de também dar uma olhada em nossos artigos anteriores aqui de nosso blog, ok? Um grande abraço e até mais.